Ventre Crescido

Accepto damno januam cla

Cabia-me, como prisioneiro, tramar fugas viáveis. Mas eu não correspondia. Os rumores de que lá fora os homens tratavam de se exterminar consumiam meu ímpeto. Ademais, sabia que não havia Justiça que garantisse alvedrio aos homens livres.
Essa parca luz invade a cela bruta e úmida onde jazo trazendo imagens idealizadas do mundo além-grades (o asfalto que se move, as falsas esperanças que se reciclam e as vidas sacrificadas pelo sustento dos demais) e inibe qualquer impulso que estimule meus músculos definhados.
Estive ainda mais certo de meu destino recluso quando os carcereiros, num ato trocista, fenderam as portas de cada cela deixando um corredor patente entre os prisioneiros e a sua liberdade, e apenas dois ou três da multidão de detidos fétidos ousaram deixar a prisão.